Livraria Berinjela – Modo de Usar & Co.

Por Caio Lima

Passei a última semana em Petrópolis desenrolando umas parcerias para o Rede de Intrigas e bolando um jeito de dominar o mundo sem ter que suar a camisa. Quanto às parcerias, só tenho a agradecer a todos que se propuseram a nos ajudar nos nossos mais mirabolantes e peregrinos projetos (novidade chegando…). Chegando lá na Livraria Berinjela (que fica ali na galeria do Capitólio, coladinha com a Praça da Liberdade), já fui intimado a dar uma lida num projeto da própria livraria que é a Modo de Usar & Co. Muito bacana ser parceiro de uma parada tão organizada e tão sinistra que a própria livraria tem suas publicações, né? Pirei nisso aí.

Berinjela - Modo de Usar e Co.A edição que eu peguei é apenas uma reunião do que há de melhor na coleção Às de Colete, lançada numa parceria entre a 7Letras e a Cosac Naify (saudade eterna). O que me leva a pensar em duas coisas: a curadoria é um primor, porque selecionar a nata do que foi publicado por tanta gente boa nessa coleção de excelência não é nada fácil, e como é que sabiam que a Às de Colete é uma das minhas coleções preferidas? Foi encantamento puro ver essa seleção tão bem trabalhada.

O grande mérito desse compilado é conseguir sintetizar não só a qualidade e maestria poética de todos os autores que compõem o livro, é conseguir carregar num agregado da obra de cada um algo muito pessoal dos autores. Pode não parecer para o leitor de primeira viagem, mas (fica a dica) a poesia é repleta de subjetividades que não competem só a técnica do autor ou o enredo pelo qual o poeta se apropria para dar corpo a sua obra. Ao ler poesia você toma os olhos do poeta, se deixa guiar por concepções, ideais, pensamentos e sentimentos que não são os seus e não estão explicitamente descritos, como numa boa prosa.

Tudo na poesia é inadvertidamente vago ou extremamente amplo de sentido. E o uso excessivo de advérbios é para ilustrar que fazer uma coletânea de poesia é muito difícil. Realizar recortes da coleção Às de Colete, que já possui algumas antologias, é mais difícil ainda. Pode parecer tarefa fácil, porque ali só tem fera e já está tudo prontinho. É só escolher e acabou. Nada disso, meus companheiros. Nã nãni nãnão. Houve um comprometimento muito grande em fazer com que entendêssemos a essência do poeta, de toda uma linha de pensamento bem particular, em si. E organizar essa parada é algo muito especial, que exige muita sensibilidade.

Acaba que a experiência de ler essa reunião da Às de Colete formatada pela Livraria Berinjela é trazer para dentro de casa a experiência de estar lá na Berinjela, seja no Centro do Rio de Janeiro, seja em Petrópolis. Organizada, simples, direta ao ponto, bem feita, com obras selecionadas à dedo e um cuidado especial pelo leitor. Viu como as experiências se confundem? É muito legal ver que o carinho pela arte é dado com mesma ênfase ao carinho que se dá pelo físico, pelo produto. É isso que o Rede de Intrigas procura num sebo e tenta passar para vocês, garotada! A experiência é mais valiosa que o produto em si. Coloquem isso na cabeça de vocês, pelo amor de deus!

Compareçam ao Berinjela, galera. Não é porque é nosso parceiro, não. Mas, além de bem organizado e preços justos, a experiência de vocês será incrível. Em Petrópolis vocês estarão sob os cuidados do Mauro e da Beatriz, só gente boa! Frequentem e valorizem os sebos, principalmente os capazes de disponibilizar uma obra dessas aos leitores.

P.S.: Nem conto que custa só 10 pratas. Manja o que é levar um compilado do melhor da poesia por apenas 10 pratas? Quando eu falo que a coisa é boa, é porque é boa. Vai lá e confere. Pode até pegar carona comigo. HAHAHA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: